sexta-feira, 15 de abril de 2005

Antigas Escrituras #6

Esquizofrenia. É tudo em que o mundo resulta. O resultado último do crescimento do ser, da quebra dos laços do coletivo para que o individual possa crescer e se tornar suficiente... Mas ele não sabe disso, por nunca ter sido nada diferente de individual... Ele é aquele que representa ao Todo e, por isso mesmo, sem semelhantes.

Conforme Lord Gabe MacArthur caminha no leito profundo do mar, a poeira da lama cobrindo suas pegadas, as sombras rodam e formam imagens na água. Pessoas, lugares, tempos diversos e tão frívolos quanto os reais: com apenas um gesto, ele dissolve as aparições num redemoinho gélido.

Está tão profundo que não existe vida ali. A pressão é constante, assassina, e o frio vence a chama de qualquer existência. Um lugar jamais tocado pela luz, sem cor ou som. Seria esse o fundo do mar ou apenas um retrato de seu interior? Uma pergunta tola que ele se faz... Mas ele não se permite pensar sobre si mesmo. Isso só faz aumentar o desgosto pela sua existência onírica e desejar mais ainda a sazonalidade do mundo. Enquanto o Universo que ele encarna persegue a eternidade, ele apenas quer um fim para tudo! Quanto mais ele pensa sobre si mesmo, mais transtorno esse paradoxo gera...

A verdade, porém, cruza sua mente como as pedras afiadas do solo cortariam seus pés, caso não se despedaçassem antes dele tocá-los: O Universo busca a eternidade, mas ele já é eterno... Ele não representa o Todo, ele está além disso, muito além. Ele é o vazio que fica quando o objetivo é conquistado e a dor de perceber que não era exatamente aquilo que deveria ser buscado. Ele é o sucesso, o ápice de tudo aquilo que a humanidade nem consegue imaginar. Enquanto eles buscam o Eterno ele já conquistou o Eterno, o Perfeito e o Infinito. Os três tesouros que a humanidade jamais terá, que ela busca eternamente e que de nada lhe servirão. Os três castigos que o torturam, que não se pode abandonar e que são a razão de sua existência.

Ele representa o Todo como sendo seu exato oposto... A resposta final para tantos séculos de dúvida!

Conforme a água ferve e ele voa em direção ao céu, sobra no leito do mar uma nova questão: Se o Todo é absoluto e a tudo engloba, o que resta fora dele para ser seu Oposto? Nós não saberemos a resposta, ela está no Infinito que não podemos compreender. Lord Gabe, porém, não apenas sabe a resposta. Ele é a resposta...

Nenhum comentário: